segunda-feira, 21 de março de 2011

ENQUANTO HÁ VIDA, HÁ ESPERANÇA

Noemi Lang: "Vamos crescer juntos?

Queridos pais, familiares, voluntários da Associação Sindrome do Amor. Gostaria de deixar algumas idéias que ando refletindo a respeito da vida. A vida de cada um de nós, nosso filhos, especiais ou não, familiares, amigos, vizinhos, cidadãos desse mundo!
Tenho comigo o seguinte princípio: enquanto há vida, há esperança. Vejam quantos casos de pessoas soterradas, inundadas, maltratadas pelas catástrofes atuais em nosso planeta, quantas vidas resgatadas porque existem pessoas que acreditam no mesmo princípio que tenho.
A vida é exatamente isso, todos estamos sujeitos aos acidentes, tragédias, erros da natureza e também às alegrias, conquistas e coisas boas que temos a cada dia, cada manhã. Viver com toda essa verdade que me parece o princípio de sabedoria e equilíbrio emocional.
A psicologia nos mostra que maturidade emocional é saber viver de maneira tranquila e em paz consigo mesmo, mas, o que vivemos nem sempre nos ajuda nesta conquista psicológica, não é verdade? Por isso, profissionais como eu, associações como a nossa, movimentos diversos existem para nos auxiliar. E é nisto que nasce a compaixão entre nós, o amor se multiplica e a solidariedade são alimentados dentro de nós mesmos.
Robet Happé, um filósofo atual em seu livro ¨A Consciência é a Resposta¨ questiona o seguinte: todos nós buscamos a felicidade, o amor o bem estar. Então como explicamos tanta dor e sofrimento? Será culpa de Deus? Será culpa do mal?. Para ele é a falta de consciência que gera tudo isso. Que consciência é essa que ele fala? Vejamos... estarmos conscientes de nós mesmos em primeiro lugar, nossa capacidade de amar e ser amados, de gerar uma sociedade mais humana com princípios e valores humanos. Em segundo lugar uma consciência coletiva, ou seja, passar para nossos filhos, amigos e familiares essa consciência individual. Assim poderemos chegar à grande consciência humana.
Então, voltando ao início, encarar a vida e todas as suas possibilidades é sinal de maturidade e equilíbrio emocional, estar consciente de nosso papel no mundo é sinal de harmonia e sabedoria. Faço então um convite especial a todos interessados, vamos refletir sobre isso?
Escrevam aqui, deixem depoimentos, questões e idéias. Vamos crescer juntos?

Um abraço amoroso, Noemi Lang

3 comentários:

  1. Cada vez que vejo um desastre desses que leva milhares de pessoas, como esses que todos nós presenciamos nos último meses, sempre me pergunto: Será que temos que sofrer tanto para que nosso lado humano seja despertado?
    É tão impressionante como uma onda que "calmamente" leva tudo sem aparente preocupação, quanto a outra onda de solidariedade que surge depois dela e tem a mesma intensidade.
    Puxa, se temos esse amor incondicional dentro de nós porque precisamos ser chacoalhados pra colocá-lo em prática?
    Me incluo nisso porque foi também uma dor maior que eu, sem a inicial consciência que Robert Happé descreve tão bem, que me dei conta do quanto esse amor existe é grande, forte, construtivo e pode superar tudo.
    Precisamos de fato repensar no que é importante, relembrar conceitos de respeito à nós mesmos, aos outros, a tudo o que é vivo.
    Obrigada Noemi, pela sua linda contribuição!

    ResponderExcluir
  2. Nô...que verdade mais difícil de encarar! Temos muito a crescer e amadurecer como "pessoa", seres individuais que somos, únicos em toda a criação de Deus! Tenho que nas mínimas atitudes, nosso exercício em acertar e responsabilidade nas ações é imenso....obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá prezado leitor ou leitora,

    Nos jogos infantis perdidos, nas notas escolares baixas, nos problemas sem solução do nosso dia a dia as crianças podem e devem aprender que as derrotas são partes da vida. Quando os pais encaram isso com naturalidade, sem fazer muito drama, as crianças incorporam gradativamente de forma também mais natural e light. O problema, normalmente recai nas notas escolares, porque podemos incentivaroa relaxo, ou negligência quando não damos importância a elas. É preciso encontrar equilíbrio e bom senso, analisar juntos com nossos pequenos onde as falhas ocorreram, quais os pontos a serem corrigidos para as próximas notas, mas sempre dentro de uma linguagem amorosa e compreensiva. A repressão ou retalhação nessas horas geram culpas futuras, ok?

    Gostaria de saber quem vc é, cadastre-se em nosso site, venha nos conhecer e participar conosco de nosso trabalho!

    Atenciosamente, Noemi Lang

    ResponderExcluir